quinta-feira, 28 de abril de 2011

O dono de um império

Don Corleone é um dos personagens mais marcantes da história do cinema

Por Isabela Zamboni

Ele é um personagem muito famoso e parodiado do cinema: nascido em 1891 e interpretado por Marlon Brando e Robert de Niro, esse chefe da máfia é o personagem principal da trilogia de Mario Puzo, "O Poderoso Chefão". Estamos falando de ninguém menos do que Antonio Vito Andolini, mais conhecido como Don Corleone.

A estampa do Poderoso Chefão estampa camisetas, bottons, 
pôsteres e acessórios de mais diversos tipos

Biografia
Don Vito Corleone é um ambicioso imigrante que parte da Sicília, na Itália, rumo aos Estados Unidos, e que constrói um império da máfia. Ama sua família mais do que tudo e não quer nenhum filho se envolvendo nos perigosos negócios mafiosos. No entanto, seu filho caçula Michael Corleone (interpretado por Al Pacino) toma o lugar do pai após a sua morte. Seus outros filhos são Sonny, Frederico e Constanza. Tem também um filho adotivo, chamado Tom Hagen, que é o conselheiro da família.

Origens
O personagem Vito Corleone foi baseado em integrantes reais da máfia, como Joseph Bonanno, Frank Costello e Vito Genovese. Em 1901, seu pai, Antonio Andolini, foi morto por um chefe da máfia na Sicília conhecido como Don Francesco Ciccio, por ter se recusado a pagar uma dívida, o que foi considerado um insulto por Don. O irmão mais velho de Vito, Paolo Andolini, jurou vingança e desapareceu. Vito foi o único homem que acompanhou sua mãe no funeral de seu pai. Porém, durante o funeral, Paolo apareceu para assistir e foi assassinado. Passado alguns anos, os capangas de Ciccio foram até a casa dos Andolini para matar Vito. E não parou por aí: a mãe de Vito também foi encurralada pelo chefe da máfia.

O ator Marlon Brando deu vida ao personagem 
de Mario Puzo de forma única
Ela foi atrás de Don Ciccio para tirar satisfações e implorou pela vida do filho: ao fazer isso, é morta com um tiro. Depois disso, Vito consegue fugir e entrar num navio com imigrantes para os Estados Unidos. Como não sabia falar inglês, foi renomeado como Vito Corleone. Até então, Don Corleone era interpretado por Robert de Niro, que foi um dos seus primeiros papeis no cinema. Na sua versão mais velha, o personagem é vivido por Marlon Brando, que fez uma atuação fantástica.

Depois de se estabelecer em Nova Iorque, Corleone formou sua família e começou a trabalhar em um armazém, mas perdeu o emprego. Logo após, começou a se envolver com a máfia e pequenos crimes. A principal característica dos mafiosos é fazer favores em troca de lealdade: e isso Corleone fazia como ninguém.

Depois de tornar-se o líder de um império, Vito morreu devido a um ataque cardíaco em 1955, enquanto brincava com seu neto Anthony Corleone.

Características
Vito Corleone era um homem calmo e tranquilo. Nunca interrompia a fala de ninguém, pois pensava que as pessoas devem escutar, para ouvir o que os outros tem a dizer, e nunca mudava seu tom de voz, pois em sua concepção, isso mostrava o quanto as pessoas estavam nervosas e perderam a razão.

Suas últimas palavras antes de morrer foram "A vida é tão bonita". Seu funeral foi enorme e bonito, e todos os seus companheiros de Nova Iorque compareceram.

Frases famosas
Um fato interessante da trilogia do "Poderoso Chefão" são as frases que ficaram conhecidas e viraram clássicas do cinema. Por exemplo, "I'm gonna make him an offer he can't refuse" (Eu farei uma oferta que ele não vai recusar). Confira a cena:



Outra conhecida é "It's an old habit. I spent my whole life trying not to be careless. Women and children can afford to be careless, but not men" (É um hábito antigo. Eu passei minha vida inteira tentando não ser descuidado. Mulheres e crianças podem ser descuidadas, mas os homens não).

Don Corleone com certeza é um ícone na história do cinema e da literatura. Assista ao trailer do primeiro filme da trilogia "Poderoso Chefão":





Nenhum comentário:

Postar um comentário