sexta-feira, 29 de abril de 2011

Rio Animado

Por Felipe Santos Amaral


Dos mesmos criadores de "A Era do Gelo", chega aos cinemas o novo filme de Carlos Saldanha, "Rio" uma aventura divertida e cheia de cores sobre assumir riscos na vida.

Em entrevista coletiva,  Saldanha diz que há10 anos tem vontade de fazer um projeto sobre o Rio, contudo, não queria apenas ambientar o filme no Rio,  mas que o filme tivesse a vibração, as cores e a diversão dele.

Para contar a história, Saldanha conta com elenco quase todo Norte-Americano; Anne Hathaway e Jesse Eisenberg vivem Jade e Blue. Jade uma arara bem no estilo carioca, já Blue uma ave doméstica que adora o conforto e as regalias de seu cativeiro. Eles são reunidos no Brasil, já que Blue é o ultimo macho, o ornitólogo Túlio (Rodrigo Santoro) o leva para acasalar com Jade para tentarem salvar a espécie , mas ao decorrer da historia eles encontram problemas tendo ate mesmo que fugir de criminosos vendedores de aves raras. Durante a aventura eles atravessam locais como a Marque de Sapucaí, Santa Teresa, a Lapa, as praias e as favelas do Rio.

"Enquanto estávamos lá, na escuridão do estúdio gravando as vozes, tínhamos a promessa de que um dia viríamos ao Rio lançar o filme. Bem, aqui estamos", disse Anne Hathaway, que parecia bem mais magra e frágil ao vivo, com um sorriso nos lábios. Na véspera, a atriz de "O Diabo Veste Prada" tinha circulado no bairro de Santa Teresa para fazer compras.

A animação contou com vários profissionais de animação que viajaram para o Rio durante o carnaval . Isso justifica a riqueza de cores na cena da Marques de Sapucaí, cenário de uma das melhores cenas do filme. "Ainda não sei se conseguimos fazer justiça ao que é o carnaval do Rio, mas tentamos", brincou Saldanha. A falta de veracidade é abandonada nas praias. O diretor explica que o pudor americano fez com que ele aumentasse os biquínis brasileiros. "Vocês já foram às praias, sabem que não posso mostrar aquilo. Estou há 20 anos nos Estados Unidos, sei como são as coisas", afirmou.

Totalmente descontraído estava Jamie Foxx, que dá voz ao canário Nico, que em entrevista coletiva falou das dificuldades de dublar um personagem animado pela primeira vez.



Mas o filme não fica apenas na bela cidade do Rio, ele tem também o swing baiano de Carlinhos Brown que das 13 músicas presentes na trilha sonora do filme, sete são dele. Em coletiva, Brown agradeceu Sergio Mendes, produtor executivo musical do filme, por tê-lo convidado para fazer parte de um projeto tão encantador e declarou que essa não é uma vitória dele somente, mas da música baiana no cinema mundial. “Estou comemorando essa vitória com meus amigos músicos da Bahia”, declarou.

Durante o processo de criação das musicas (entre elas a música tema, "Favo de Mel") Carlinhos Brown teve dois períodos de quinze dias em Los Angeles, vivendo praticamente dentro do estúdio ao lado de Sergio Mendes, Will.i.am, Jamie Fox e Bebel Gilberto, que fazem personagens, além da participação musical no filme.





Desconhecidos ao publico local, os atores Anne Hathaway e Jesse Eisenberg visitam a favela, o Complexo do Alemão, recém-ocupada pela polícia para divulgar o longa. As crianças da favela recém-invadida foram convidadas para assistir a primeira sessão aberta ao publico do filme, que ganhou pré-estreia mundial no dia 22 de março no complexo de cinemas Lagoon, na Lagoa, na zona sul do Rio, e dia 8 de abril a estréia nos cinemas.

O filme é cheio de cores, boa música e o verdadeiro calor brasileiro, um ótimo filme para rir bastante e se emocionar com a aventura pela bela cidade do Rio de Janeiro com essas duas Araras divertidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário